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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

plano de\ aula





PLANO DE AULA:

Nome da Escola: Escola  Municipal de Ensino Fundamental ’13 de Maio”.


Alunas Cursistas: TIC: Ivani Mª Z. Botton / Lucinda Mª Dias / Mª Filomena Lourenço.

Disciplina: Geografia. Série: 3º ano.  Turmas: B e C. Turno: Vespertino.

Data: 09 / 11 / 2010.

Duração da Aula: 50 minutos cada ( 2 aulas germinadas ).


COMPETÊNCIA:


Compreender a organização do espaço geográfico, a partir das manifestações da sociedade na construção e produção da paisagem e do lugar, desenvolvendo no educando a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar: criticamente a realidade espacial.

HABILIDADES:


·        Identificar estratégias que possam ser utilizadas para a leitura ou criação de imagens que permitam a interpretação do espaço em que os alunos estão inseridos.

·        Estabelecer meios para que s alunos possa desenvolver a capacidade e habilidade de decifrar o texto impresso nas paisagens, como as formas produzidas pela dinâmica da natureza e pela ação do homem.

·        Analisar paisagens de espaços (rural e urbano) e contexto diferentes, identificando e descrevendo cada uma delas.

·        Analisar o contexto em que as imagens foram construídas.

·        Reconhecer a importância do uso da tecnologia no estudo da natureza.



CONTEÚDO



Leitura de textos e de imagens.



ESTRATÉGIAS / PROCEDIMENTOS:



Levar os alunos para o laboratório de informática da Escola, onde as aulas serão ministradas.
 Fazer uma breve apresentação do conteúdo a ser explorado, conceituando-o.
 Explicar a importância do Laboratório de informática para exposição do conteúdo proposto e os recursos que serão utilizados da pesquisa e o uso da internet para o aprendizado do aluno e de ser registrados os momentos de estudos.
 Iniciar o conteúdo, com hiperlink para mostrar a importância que esta ferramenta oferece, agilizando o acesso à informação, fazendo uma leitura de paisagens diferentes (espaço urbano e espaço rural). O primeiro revela campos de cultivo; o segundo abrange núcleos de povoamentos.
 A partir das figuras, os alunos que acessarem a internet poderão explorar links de imagens. Em seguida pedir para que representem a leitura das imagens encontradas na internet, destacando para eles que a imagem é uma mídia que utilizamos para nos comunicarmos, bem como as palavras.
 Mostrar a eles que as imagens possuem um poder muito grande de comunicação.
No final da aula solicitar aos alunos, que tirem fotos do local onde moram e façam a leitura para representar nas aulas seguintes. Mostrar aos alunos que a tecnologia disponíveis atualmente é possível processar as imagens em programas especiais.
 Este trabalho poderá ser realizado em qualquer disciplina, pois estaremos inseridos num contexto de mundo que está em constante transformação e que envolve todos os campos do saber.











RECURSOS DIDÁTICOS:



Laboratório de Informática, Internet, computador, apostila do Sistema Maxi de Ensino e Câmera Digital.



AVALIAÇÃO:



Avaliar o desenvolvimento dos alunos de forma interativa de produção e apresentação da discussão proposta pelo professor. Reconhecer algumas semelhanças e diferenças que as paisagens estabelecem entre a zona rural e urbana,e outros espaços sociais, econômicos, políticos e culturais.



BIBLIOGRAFIA:


Santos, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo, razão e emoção. 4º ed. São Paulo. Edusp. 2006.

 Sistema Maxi de Ensino, Apostila do 3º ano (2ª série), Coletânea de textos,  diversos autores.

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